Para aposentados e pensionistas com uma idade um pouco mais avançada essa é uma preocupação constante, pois pode parecer um empecilho na hora de conseguir a aprovação do crédito consignado.

No entanto, fique tranquilo, a idade para a contratação do empréstimo consignado é ilimitada. Porém, os bancos, financeiras e correspondentes bancários são livres para decidir na política de crédito interna qual a idade limite para a concessão.

Normalmente as instituições que oferecem esse tipo de empréstimo para aposentados e pensionistas costumam determinar limites de idade. Algumas liberam até 75 anos, outras esticam essa margem para 79 anos e há ainda as que estipulam o limite de idade em 81 anos.

Quando há essa limitação é muito comum que algumas instituições pré-estabeleçam limites de crédito. Por exemplo, para pessoas com idade entre 70 e 75 anos o limite pode ser de R$ 30 mil, enquanto que aposentados com idade entre 76 e 81 anos podem ter o valor de R$ 5 mil pré-estabelecido. Mas esse valor varia de acordo com cada instituição.

A lei que regulamenta as questões do empréstimo consignado é a Lei n° 10.820, mas não há nenhuma observação ou particularidade sobre a idade máxima ou mínima permitida para adquirir o crédito consignado. Entretanto, cada instituição financeira adota sua política de crédito a fim de garantir a manutenção da taxa de juros e manter a operação do empréstimo dessa modalidade.

Isso porque, quanto mais seguro é o empréstimo consignado, mais barato ele fica. Diferente de outras modalidades de crédito como empréstimo pessoal, cujas taxas de juros são muito elevadas, devido ao risco da operação ser muito maior.